domingo, 15 de junho de 2008

Parnasianismo



Características:
*Precionismo: focaliza-se o detalhe; cada objeto deve singularizar-se, dai as palavras raras e rimas ricas. *Objetividade e impessoalidade O poeta apresenta o fato, a personagem, as coisas como são e acontecem na realidade, sem deformá-los pela sua maneira pessoal de ver, sentir e pensar. Esta posição combate o exagerado subjetivismo romântico. *Arte Pela Arte: A poesia vale por si mesma, não tem nenhum tipo de compromisso, e justifica por sua beleza. Faz referencias ao prosáico, e o texto mostra interesse a coisas pertinentes a todos. *Estética/Culto à forma - Como os poemas não assumem nenhum tipo de compromisso, a estética é muito valorizada. O poeta parnasiano busca a perfeição formal a todo custo, e por vezes, se mostra incapaz para tal. Aspectos importantes para essa estética perfeita são: *Rimas Ricas: São evitadas palavras da mesma classe gramatical. Há uma ênfase das rimas do tipo ABAB para estrofes de quatro versos, porém também muito usada as rimas ABBA. *Valorização dos Sonetos: É dada preferência para os sonetos, composição dividida em duas estrofes de quatro versos, e duas estrofes de três versos. Revelando, no entanto, a "chave" do texto no último verso. *Metrificação Rigorosa: O número de sílabas poéticas deve ser o mesmo em cada verso, preferencialmente com dez (decassílabos) ou doze sílabas(versos alexandrinos), os mais utilizados no período. Ou apresentar uma simetria constante, exemplo: primeiro verso de dez sílabas, segundo de seis sílabas, terceiro de dez sílabas, quarto com seis sílabas, etc. *Descritivismo: Grande parte da poesia parnasiana é baseada em objetos inertes, sempre optando pelos que exigem uma descrição bem detalhada como "A Estátua", "Vaso Chinês" e "Vaso Grego" de Alberto de Oliveira. Temática Greco-Romana - A estética é muito valorizada no Parnasianismo, mas mesmo assim, o texto precisa de um conteúdo. A temática abordada pelos parnasianos recupera temas da Antiguidade Clássica, características de sua história e sua mitologia. É bem comum os textos descreverem deuses, heróis, fatos lendários, personagens marcados na história e até mesmo objetos. *Cavalgamento ou encadeamento sintático - Ocorre quando o verso termina quanto à métrica (pois chegou na décima sílaba), mas não terminou quanto à idéia, quanto ao conteúdo, que se encerra no verso de baixo. O verso depende do contexto para ser entendido. Tática para priorizar a métrica e o conjunto de rimas.Exemplo: "Cheguei, chegaste. Vinhas fatigada e triste e triste e fatigado eu vinha."
Alguns autores:
*Alberto Oliveira
*Raimundo Correia
*Francisca Júlia
*Vicente de Carvalho
*Olavo Bilac







Um beijo



Foste o beijo melhor da minha vida,



ou talvez o pior...Glória e tormento,



contigo à luz subi do firmamento,



contigo fui pela infernal descida!






Morreste, e o meu desejo não te olvida:



queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,



e do teu gosto amargo me alimento,



e rolo-te na boca malferida.






Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,



batismo e extrema-unção, naquele instante



por que, feliz, eu não morri contigo?






Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,



beijo divino! e anseio delirante,



na perpétua saudade de um minuto....
















Nenhum comentário: